Pular para o conteúdo principal

A Poesia Marginal, um importante movimento literário brasileiro da década de 1970

Crédito da foto: becoliterario.com

Os poetas se viam (e eram colocados) à margem das instituições e da cultura oficial.

por redação
(com informações: Wikipédia)


10 Motivos para Estudar no Cursos 24 Horas. Saiba mais >

Recife, PE, Brasil - A Poesia Marginal, também conhecida como Poesia da Geração Mimeógrafo ou Poesia Underground, foi um importante movimento literário brasileiro que floresceu principalmente na década de 1970, durante o auge da Ditadura Militar.

O termo "marginal" se refere a:

- Margem da Sociedade: Os poetas se viam (e eram colocados) à margem das instituições e da cultura oficial.

- Margem do Mercado: Recusavam o circuito comercial tradicional das grandes editoras.

- Margem da Estética: Desafiavam a linguagem e as formas poéticas estabelecidas.

Principais Características

- Produção Independente (Mimeógrafo): A característica mais marcante. Como as grandes editoras evitavam publicar material subversivo ou que não fosse comercial, os poetas produziam seus próprios livros artesanais de forma barata, usando principalmente o mimeógrafo (máquina de duplicar cópias). Eles vendiam os livros em praias, bares, feiras e eventos.

- Linguagem Coloquial e Direta: Uso de gírias, palavrões, linguagem do cotidiano e uma oralidade muito forte, aproximando-se da fala popular e urbana.

- Temas Urbanos e Sociais: Abordagem de temas como a repressão política, a vida nas grandes cidades, a marginalização, o tédio, o sexo, as drogas e a crítica aos valores burgueses e militares.

- Tom Irônico e Desbocado: Muitos poemas tinham um tom de humor negro, escárnio e deboche, funcionando como uma forma de resistência à censura e à opressão.

- Descompromisso Formal: A forma dos poemas era frequentemente livre, sem métrica ou rima rígida, privilegiando a expressão da ideia e do sentimento.

Principais Nomes

Crédito da foto: curtamais.com.br

Alguns dos poetas mais representativos desse movimento incluem:

- Chacal (Ricardo de Carvalho Duarte)

- Paulo Leminski (embora com um trabalho mais amplo, sua fase inicial se conecta ao movimento)

- Ana Cristina Cesar (com foco na poesia intimista e confessional)

- Francisco Alvim

- Torquato Neto (mais ligado ao Tropicalismo, mas com um espírito marginal)

- Wally Salomão


A Poesia Marginal foi fundamental para dar voz a uma geração que vivia sob a repressão e para democratizar a produção e circulação literária no Brasil.
 

10 Motivos para Estudar no Cursos 24 Horas >



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POMBA DA PAZ

Imagem: Reprodução/Internet A pomba da paz virou espetinho regada a cachaça na festinha de fim de semana organizado lá no Morro da Esperança. (mas que ousadia) Jacytan Melo, dez/2013 twitter.com/jacytan facebook.com/jacytanmelopoeta

FUGA

Foto: Ilhas paradisíacas de Fernando de Noronha - Reprodução facebook.com/jacytanmelopoeta twitter.com/jacytan Cursos 24 Horas - Agora não tem desculpa! Em 2017 estude no conforto de sua casa

MANHÃ DE JANEIRO

Imagem: Reprodução/Internet Uma brisa suave e quente sopra nesta manhã do primeiro dia de janeiro. É o começo de um novo tempo, um novo dia. Promessas, anseios e ilusões começam a tomar formas neste dia. Expectativas, dúvidas e temores passados rondam como um fantasma com caras e bocas alucinantes aterrorizando os sonhos. Tudo é incógnita, é como um jogo, onde se lança o dado, roda a roleta e aguardar. Perdas e danos, sorte ou azar, não se sabe. A única coisa concreta é a chegada do novo ano. Jacytan Melo, jan/2014 "Curta" a página de "Poesia, verso e companhia" no Facebbok Siga "Poesia, verso e companhia" no twitter Cursos 24 Horas - Agora não tem desculpa! Em 2017 estude no conforto de sua casa

BECO DA FOME

Imagem: Reprodução/Internet Beco dos intelectuais, (hoje sem teto) dos bêbados, poetas, drogados, traficantes. Beco das ilusões das distrações, das meninas despidas de pudor. Beco da resistência do desprezo, da saliência, da imprudência. Beco da amizade do chope gelado do encontro marcado às quatro da tarde. Jacytan Melo, Recife, 12/dezembro/2009 Em homenagem ao tradicional Beco da Fome (Rua Sete de Setembro, Boa Vista, Recife, PE) facebook.com/jacytanmelopoeta twitter.com/jacytan Se você é poeta, participe do grupo "Poesia, Verso e Companhia" Cursos 24 Horas - Agora não tem desculpa! Em 2017 estude no conforto de sua casa