Pular para o conteúdo principal

Gianni Gianni é uma figura ativa no cenário literário de Pernambuco


Crédito da foto: livronews.com.br

Gianni Gianni é conhecida por participar ativamente de saraus, recitais e eventos literários em Recife e outras cidades do Nordeste

por redação
(com informações: Fósforo Editora)


Aprenda online com cursos em diversas áreas, com certificado entregue em casa. Saiba mais >

Recife, PE, Brasil - Gianni Gianni é, de fato, uma escritora, poeta e editora pernambucana, com uma presença marcante na cena cultural de Recife.

Fluencypass é uma plataforma que oferece aulas, conversação ilimitada, aula particular e intercâmbio em mais de 80 cidades do mundo. Saiba mais >

Perfil e Atuação

- Poesia e Literatura: Seu trabalho abrange a poesia e a prosa, frequentemente explorando temas ligados ao cotidiano, à subjetividade e às questões sociais e culturais do Nordeste.

- Editora: Ela é uma figura importante na área editorial independente de Pernambuco. É a fundadora da Fósforo Editora, que se dedica à publicação de obras de autores locais, especialmente poesia e literatura contemporânea, contribuindo significativamente para a visibilidade de novos talentos da região.

- Performance e Ações Culturais: Gianni Gianni é conhecida por participar ativamente de saraus, recitais e eventos literários em Recife e outras cidades do Nordeste, defendendo e promovendo a poesia como arte viva e performática.

- Obras Notáveis: Embora a circulação de seus livros possa ser mais concentrada na esfera da literatura independente, ela possui publicações que a estabelecem como uma voz contemporânea na poesia pernambucana.

Webnode - Crie seu site ou loja online grátis. Saiba mais >

Obras de Gianni Gianni

    é feito em círculos (Livro de poemas, Editora Flecha, 2021)

- Este é um de seus livros de estreia, que reúne poemas escritos ao longo de vários anos e é atravessado por questões contemporâneas.

- Big bang (Zine-poema), edição da autora, 2022)

Um formato de publicação mais experimental, comum na poesia independente.

Cacto na boca (Plaquete de poemas, Círculo de Poemas / Editora Fósforo, final de 2024)

Lançada no dia 30 de janeiro, na Livraria do Jardim, no Recife. A obra, publicada pela Círculo de Poemas, reúne poemas que tanto podem ser lidos individualmente, como ser compreendidos com um poema único, em forma de peça de teatro.

Esta obra é notável por ser mais recente e por abordar temas como a raiva e o racismo de forma incisiva. Foi lançada em eventos no Recife e em outras capitais.

Encontre, reserve, assista! - SportsEvents365 é uma empresa de ingresso internacional de esportes e shows. Mais de 60.000 eventos atualizados em seu extenso banco de dados todos os anos! Saiba mais >

Participação em Antologias

Ela também participa de importantes coletâneas:

- O poema se chama política (Impressões de Minas e MTST, 2021)

- Faça um samba enquanto o bicho não vem (Telaranha, 2024)

Gianni Gianni é uma voz relevante na poesia contemporânea do Nordeste, e seus trabalhos mais recentes, como Cacto na boca, têm recebido bastante atenção.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Última Esquina de Dezembro

E o ano chega ao fim, dobrando a esquina,  como quem desce a ladeira cansado, mas em paz.  Traz nos pés a poeira de uma estrada rotina,  e nos olhos o brilho do que não volta mais. As águas do Capibaribe levam as mágoas,  em direção ao mar que tudo sabe curar.  O tempo é esse rio de muitas águas,  que corre sem pressa para se renovar. Não é um ponto final, é uma pausa sentida,  um respiro profundo antes do frevo chegar.  É a hora de arrumar a bagagem da vida,  e escolher os afetos que vamos levar. Que o novo ano seja brisa na orla,  seja o azul de Pernambuco a nos guiar.  Pois quando um ciclo se finda e se desenrola,  o melhor da jornada é saber recomeçar. Jacytan Melo, poeta, músico e sonhador / dezembro, 27, 2025   10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

A Nova Primavera da Poesia: Conheça as vozes femininas que estão redefinindo a Literatura Brasileira

👉 Nina Rizzi - Crédito da foto: blogs.opovo.com.br De slams a prêmios internacionais, uma nova geração de poetisas ocupa espaços, une o digital ao impresso e transforma dores e vivências em versos potentes. por redação Jacytan Melo Publicações 👉 Faça um Curso de Agente de Viagens. Saiba mais > Recife, PE, Brasil - A poesia brasileira vive um momento de efervescência sem precedentes, e o protagonismo é nitidamente feminino. Se antes o cânone era dominado por nomes masculinos, hoje as listas de mais vendidos, os vencedores de grandes prêmios e as redes sociais são inundados por uma produção diversa, corajosa e tecnicamente impecável. Embora nomes como Adélia Prado (vencedora do Prêmio Camões 2024 aos 88 anos) continuem a iluminar o caminho, uma "nova guarda" de poetisas, muitas nascidas entre as décadas de 90 e 2000, está ditando o ritmo do agora. 👉 Na Fluencypass, ao reservar seu intercâmbio, será oferecido um curso preparatório em relação ao destino de intercâmbio que ...

O Espetáculo do Eu

Eu visto o dia como quem veste um traje,  Um corte perfeito, um tecido de seda,  Mas por baixo do pano, em minha miragem,  A alma está nua, no chão, em segredo. Aplaudo as vitórias que dizem ser minhas,  Sorrio pro espelho, mas não me reconheço.  Sou feito de aspas, de falas alheias,  Um livro bem impresso, mas falta o começo. Tenho medo do instante em que a luz for mais forte  E mostre a costura do que eu inventei,  Que vejam que a força foi apenas sorte,  Ou um papel decorado que eu bem decorei. Caminho entre a gente fingindo o prumo,  Enquanto por dentro o barco balança.  Sou mestre da cena, mudo de rumo,  Mas sinto o cansaço dessa segurança. Contudo, pergunto no fim da jornada:  Quem nunca montou um castelo de areia?  A farsa é o humano que, na caminhada,  Tenta ser inteiro sob a lua cheia. Talvez o segredo de quem se sente assim,  Seja aceitar que o rascunho é real.  Que a farsa é apenas o medo, en...