Pular para o conteúdo principal

O Arsenal da Rima e do Frevo

 

Crédito da foto: cantinhodena.com.br

(Praça do Arsenal da Marinha, Recife Antigo)

Aqui no Bairro do Recife, no meio do vaivém, Tem um palco de beleza que a cultura faz ir além. É a Praça do Arsenal, um chão de história e arte, Onde a dança toma a rua e a alegria faz sua parte.

Foi por um tempo marinha, lugar de porto e de guerra, Hoje é palco de encontro, a praça que a gente aferra. Onde outrora havia tiro, hoje tem a melodia, Do frevo que nos convoca para a pura folia.

Tem a torre Malakoff, com sua face oriental, Um observatório antigo, marco quase imortal. Olhando a Torre imponente, a gente lembra do tempo Em que o Brasil nascia, vencendo o contratempo.

A praça tem o desenho, traçado com maestria, Do paisagista Burle Marx, que a natureza vestia. Com bancos que não esquentam, e um traçado singular, Ele trouxe a harmonia para a gente repousar.

Bem ali do ladinho, o forró tem seu salão, No Paço do Frevo lindo, que nos toca o coração. De lá se ouve a orquestra, de Maestro Duda e Spok, Chamando o passista alegre, para o mais vibrante choque!

No Carnaval ela explode, vira um polo cultural, Onde o frevo se mistura ao som que não faz mal. Nando Cordel, Petrúcio Amorim e o som da rabeca, Toda a poesia da gente, que a história não carrega.

Ao lado tem Bom Jesus, com suas casas coloridas, Mas aqui no Arsenal a vida é mais comprida. Pois é ponto de partida, de feira e de atração, É o coração da folia, do povo de meu sertão.

A Praça do Arsenal é a memória que persiste, Onde o passado se curva ao futuro que insiste. É a força do Recife, que resiste e que se ergue, Um palco de arte e samba, pra que a vida não se vergue!

Jacytan Melo, poeta, músico e sonhador. Outubro/2025


10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POMBA DA PAZ

Imagem: Reprodução/Internet A pomba da paz virou espetinho regada a cachaça na festinha de fim de semana organizado lá no Morro da Esperança. (mas que ousadia) Jacytan Melo, dez/2013 twitter.com/jacytan facebook.com/jacytanmelopoeta

FUGA

Foto: Ilhas paradisíacas de Fernando de Noronha - Reprodução facebook.com/jacytanmelopoeta twitter.com/jacytan Cursos 24 Horas - Agora não tem desculpa! Em 2017 estude no conforto de sua casa

MANHÃ DE JANEIRO

Imagem: Reprodução/Internet Uma brisa suave e quente sopra nesta manhã do primeiro dia de janeiro. É o começo de um novo tempo, um novo dia. Promessas, anseios e ilusões começam a tomar formas neste dia. Expectativas, dúvidas e temores passados rondam como um fantasma com caras e bocas alucinantes aterrorizando os sonhos. Tudo é incógnita, é como um jogo, onde se lança o dado, roda a roleta e aguardar. Perdas e danos, sorte ou azar, não se sabe. A única coisa concreta é a chegada do novo ano. Jacytan Melo, jan/2014 "Curta" a página de "Poesia, verso e companhia" no Facebbok Siga "Poesia, verso e companhia" no twitter Cursos 24 Horas - Agora não tem desculpa! Em 2017 estude no conforto de sua casa

BECO DA FOME

Imagem: Reprodução/Internet Beco dos intelectuais, (hoje sem teto) dos bêbados, poetas, drogados, traficantes. Beco das ilusões das distrações, das meninas despidas de pudor. Beco da resistência do desprezo, da saliência, da imprudência. Beco da amizade do chope gelado do encontro marcado às quatro da tarde. Jacytan Melo, Recife, 12/dezembro/2009 Em homenagem ao tradicional Beco da Fome (Rua Sete de Setembro, Boa Vista, Recife, PE) facebook.com/jacytanmelopoeta twitter.com/jacytan Se você é poeta, participe do grupo "Poesia, Verso e Companhia" Cursos 24 Horas - Agora não tem desculpa! Em 2017 estude no conforto de sua casa