Pular para o conteúdo principal

O Cordel do Cuscuz Dourado

Crédito da foto: deline.com.br

 (O Alimento Sagrado do Sertão)

Eu trago a rima do matuto, com a força do sertão, Para falar do meu sustento, que me chega pela mão. É o Cuscuz Nordestino, de farinha de milho fina, O pilar de toda mesa, a mais nobre iguaria.

Nasceu da tribo africana, em solo do meu Nordeste, Se adaptou à nossa gente, do Cariri ao Agreste. É cozido no vapor, na panela especial, Fica fofo e amarelinho, num processo matinal.

É o cheiro do primeiro raio, que anuncia a claridade, Quando o fogo acende a água, e aquece a nossa cidade. Minha mãe já começava na lida, preparando o seu manjar, Para a gente se alimentar e a jornada começar.

Com ele não tem tristeza, nem miséria, nem ruindade, Ele é base, ele é conforto, ele é pura honestidade. Seja rico, seja pobre, em palácio ou em barraco, Ele é o rei da alimentação, meu alimento, meu taco!

Com o queijo de coalho, fica uma nobreza pura, Ou com um ovo frito, que enche a alma de ternura. Misturado à carne-seca, desfiada com paixão, Faz inveja a todo prato, em qualquer outra nação.

Com café preto e gostoso, é o café da manhã ideal, Para o almoço e a janta, ele nunca faz mal. Pode ser doce ou salgado, ele aceita todo o recheio, É arroz de Pernambuco, pão de todo o meio.

Não precisa de garfo, nem de faca, nem de luxo, É com a ponta dos dedos que a gente sente o seu fluxo. É a cultura na boca, o sabor de todo canto, A poesia da terra que me veste com seu manto.

Por isso eu digo e repito, para quem quiser saber, Se falta tudo na mesa, o cuscuz não pode morrer. Ele é milho, é sol e é água, é a fé do lavrador, Cuscuz Nordestino, meu alimento, meu amor!

Retome seus planos de viagem com os melhores voos. Compre passagens com desconto > 

10 MOTIVOS PARA ESTUDAR NO CURSOS 24 HORAS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POMBA DA PAZ

Imagem: Reprodução/Internet A pomba da paz virou espetinho regada a cachaça na festinha de fim de semana organizado lá no Morro da Esperança. (mas que ousadia) Jacytan Melo, dez/2013 twitter.com/jacytan facebook.com/jacytanmelopoeta

FUGA

Foto: Ilhas paradisíacas de Fernando de Noronha - Reprodução facebook.com/jacytanmelopoeta twitter.com/jacytan Cursos 24 Horas - Agora não tem desculpa! Em 2017 estude no conforto de sua casa

MANHÃ DE JANEIRO

Imagem: Reprodução/Internet Uma brisa suave e quente sopra nesta manhã do primeiro dia de janeiro. É o começo de um novo tempo, um novo dia. Promessas, anseios e ilusões começam a tomar formas neste dia. Expectativas, dúvidas e temores passados rondam como um fantasma com caras e bocas alucinantes aterrorizando os sonhos. Tudo é incógnita, é como um jogo, onde se lança o dado, roda a roleta e aguardar. Perdas e danos, sorte ou azar, não se sabe. A única coisa concreta é a chegada do novo ano. Jacytan Melo, jan/2014 "Curta" a página de "Poesia, verso e companhia" no Facebbok Siga "Poesia, verso e companhia" no twitter Cursos 24 Horas - Agora não tem desculpa! Em 2017 estude no conforto de sua casa

BECO DA FOME

Imagem: Reprodução/Internet Beco dos intelectuais, (hoje sem teto) dos bêbados, poetas, drogados, traficantes. Beco das ilusões das distrações, das meninas despidas de pudor. Beco da resistência do desprezo, da saliência, da imprudência. Beco da amizade do chope gelado do encontro marcado às quatro da tarde. Jacytan Melo, Recife, 12/dezembro/2009 Em homenagem ao tradicional Beco da Fome (Rua Sete de Setembro, Boa Vista, Recife, PE) facebook.com/jacytanmelopoeta twitter.com/jacytan Se você é poeta, participe do grupo "Poesia, Verso e Companhia" Cursos 24 Horas - Agora não tem desculpa! Em 2017 estude no conforto de sua casa